domingo, 24 de fevereiro de 2008

Inovação: Portugal no grupo dos mais atrasados do painel de avaliação europeu!

Portugal faz parte do grupo de países europeus mais atrasados em matéria de inovação, segundo o painel de avaliação de 2007 publicado em 14 – 02 – 2008 pela Comissão Europeia em Bruxelas.
O estudo comparativo da capacidade de inovação mostra que a Europa continua, nesta área, atrasada em relação ao seu grande concorrente económico, os Estados Unidos, apesar de, nos últimos cinco anos, a diferença ter diminuído. Segundo Bruxelas, Portugal tem "fraquezas relativas" nas áreas da "criação de conhecimentos" e "propriedade intelectual".
O painel de avaliação estabelece um balanço anual dos resultados na área da inovação e é baseado numa grande variedade de indicadores: condições estruturais, criação de saber, esforços das empresas em matéria de inovação e os resultados em termos de novidades (produtos, serviços e propriedade intelectual).
Os primeiros países nesta lista crida pela União Europeia, a quem chamam os "campeões da inovação" são: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Israel, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.
Em seguida vêm os "países seguintes", com a Áustria, Bélgica, Canadá, França, Islândia, Irlanda, Luxemburgo e Holanda.
No terceiro grupo de "inovadores moderados" estão Chipre, República Checa, Estónia, Itália, Noruega, Eslovénia, Espanha e Austrália.
Finalmente, vêm os "países a recuperar terreno", com a Bulgária, Croácia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Roménia e Eslováquia. A Turquia é a "lanterna vermelha" pois está bastante mal.


Fonte: Ciência Hoje

Sem comentários: