sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

PIB português aumentou em 2007

A economia portuguesa cresceu 1,9%, no ano passado!

Este crescimento foi o mais elevado registado desde há seis anos, apesar do Instituto Nacional de Estátistica (INE) reviu em baixa a evolução da economia no terceiro trimestre, que diminuiu relativamente aos três meses anteriores.




O Governo previa um crescimento de 1,8%, mas admitiu que existia a possibilidade de chegar a 1,9%. Esta previsão era partilhada também pelos organismos internacionais.

"É o maior crescimento dos últimos seis anos, o que nos deixa muito satisfeitos pela performance da economia em 2007", afirmou Sócrates.

Isto pode ser justificado pelo facto de, no último trimestre do ano, ter havido uma aceleração da economia portuguesa. Em termos homólogos, o PIB (Produto Interno Produto) cresceu 2%, sendo o mais rápido desde o segundo trimestre de 2004. Mas, em cadeia, representa um crescimento de 0,7%.

"Devemos encarar estes números sem triunfalismo, mas com confiança. A nossa economia está hoje muito melhor do que estava há três anos para responder aos desafios e para enfrentar as incertezas do ano de 2008", referiu o primeiro-ministro.

As previsões do Governo, indicam um crescimento de 2,2%, em 2008.

Fontes: "Jornal de Negócios" e "Portugal Digital"

Sem comentários: